quinta-feira, março 24, 2005

Sexta sinfonia de Mahler



Ena, ontem chegou o CD da 6a sinfonia de Mahler que tinha encomendado pela Amazon. Em vez de encomendar directamente, usei um daqueles links de novos e usados. Tinham-me aconselhado como uma boa ideia. Os novos vêm aparentemente com aspecto de novo. Confirmou-se: tirando um canto rachado, o resto veio impecavel!

Quanto à musica, estou a ouvi-la neste momento pela primeira vez, enquanto escrevo esta entrada. Escuso-me a comentar, porque nunca gostei de nada de Mahler à primeira audição. Mahler requer algum esforço, várias audições, para que depois se chegue à conclusão de que se gosta ou não. Aconteceu assim com as minhas outras sinfonias favoritas de Mahler, por ordem decrescente de preferência: sinfonias números 7, 5, e 1. Tenho por aqui também um CD com a 2 e a 4, mas não me cativam, pelo menos por enquanto (com excepção de uma ou outra faixa).

Outro aspecto, que confesso não lhe ser insensivel, é o design gráfico dos CDs. Não só a Deutsche Grammophon (DG) tem normalmente a melhor música, como também, do meu ponto de vista, o melhor design gráfico de capas de CDs. Pode-se achar ridiculo que se compre CDs com base na imagem gráfica, mas estou-me nas tintas. Contudo, os meus melhores CDs de música clássica são da DG. Quando compro, na dúvida, compro sempre DG.

Em particular, a série de sinfonias de Mahler da DG com Pierre Boulez como maestro tem das capas mais lindas que já vi. Vejamos:

     

Não são lindos?

PS: Destes, só não tenho a sinfonia número 4. Portanto, quem me quiser oferecer um CD, já sabe... ;)

Sem comentários: