sábado, março 26, 2005

Before Sun-whatever

   

Acabei de ver o filme Before Sunrise, que em estreou 1995. O que me levou a procurar este filme foi ter visto, há já algum tempo, a sequela Before Sunset no cinema.

Gostei deste último bastante, por vários motivos: primeiro, trata-se de um filme onde 99% dos dialogos são exclusivamente entre duas pessoas. O filme consiste em 80 minutos de dialogo entre duas pessoas. A partida isto podia ser uma ideia entediante, pelo menos para mim. E portanto foi uma surpresa ver-me agarrado ao dialogo de principio ao fim, sem sinal de saturação. Os dialogos estão muito bem escritos -- leia-se realistas -- e os dois actores funcionam muito bem juntos.

Em segundo lugar, apesar de fisicamente toda a acção se passar num simples passeio por uma cidade por parte de duas pessoas, a relação entre elas faz um percurso bastante rico: começa num contexto, e termina noutro. Não é que o final seja uma grande surpresa -- o decorrer a coisa vai tornando-o inevitavel.

Em terceiro lugar, a filmagem da sequela ocorre 9 anos após a filmagem do primeiro filme, correspondendo ao mesmo intervalo de tempo na história. Os actores estão de facto 9 anos mais velhos. À primeira vista pode-se dizer que é preciso ter paciência para esperar 9 anos entre filmagens...

A sequela pode-se ver bem sem se ter visto o Before Sunrise, pois há referências suficientes para se ter uma ideia do que se passou. Contudo não resisti em procurar e ve-lo. O Before Sunrise é, do meu ponto de vista, mais straightforward do que a sequela. Contudo goza do mesmo formato -- 99% do tempo de dialogo entre duas personagens, um passeio por uma cidade (Viena de Austria neste caso) -- e tanto o script como o desempenho dos actores não está abaixo do que na sequela.

Conclusão: para quem está farto de filmes feitos tipo salsicha que Holywood produz industrialmente e nos vende com quantidades imensas de marketing tipo-sabonete, aqui está um par de filmes muito interessantes.

Sem comentários: