domingo, outubro 28, 2007

Mais leituras

   

Quatro livros exemplares: quatro joias, para usar o termo que Jorges Luís Borges aplicou ao paradoxo de Zenão, no seu brutal ensaio "A perpétua corrida de Aquiles e da tartaruga". Algumas breves palavras sobre cada uma das obras:

Obras Completas – Jorge Luis Borges
Mostro aqui a capa do último volume dos quatro que compõem esta série. Pouco mais consigo dizer sobre o que já foi dito sobre Borges. Indubitavelmente um dos maiores escritores deste século. Os seus ensaios são de uma riqueza e profundidade incríveis.

Contos Exemplares – Sophia de Mello Breyner Anderson
Uma pequena colecção de pequenos contos de simplicidade e beleza esmagadoras. Literatura no seu estado mais belo; pureza cristalina. Faz-me andar desesperadamente à procura de mais prosa de Sophia nas livrarias, nas estantes infelizmente cada vez mais cheias de livros "vazios".

Ilíada – Homero
Trad. Frederico Lourenço
Uma obra basilar na cultura ocidental; o primeiro romance, o livro fundador da nossa cultura. Receava um texto complicado, arcaico, e cheio de nomes de Deuses obscuros, mas descobri um texto ao mesmo tempo simples, directo, belo, profundo, enriquecedor, e sofisticado. A aparente contradição de alguns destes adjectivos devem-se exclusivamente à ausência de texto explicativo das diferentes perspectivas a que cada um deles se refere.

History of Western Philosophy – Bertrand Russell
Quando estava à espera de um compêndio das variadas correntes filosóficas ocidentais, a ser usado como livro de consulta, descobri uma história detalhada do nascimento da nossa civilização, de uma perspectiva crítica, mostrando como a filosifia está enraizada na génese da nossa cultura. Livro de leitura interessantíssima. Um page turner, para usar uma expressão anglo-saxónica, e que por livre associação me remete para Heidegger.

Sem comentários: