quinta-feira, março 02, 2006

Chegada a Lisboa com Netstumbler



Na última 3a feira tive oportunidade de chegar a Lisboa pela A1 com um portatil ao colo a correr o NetStumbler. Liguei o portatil pouco depois de ter passado pela área de serviço de Aveiras (20h18). Depois das portagens saí em Vialonga, para apanhar a IC2 que desemboca aqui no Parque das Nações (21h19).

O resultado foi impressionante. Apanhei cerca de 173 redes distintas, da quais 24 se chamavam "linksys". O gráfico acima mostra o histograma das redes que apanhei, em função do canal wifi. A esmagadora maioria destas opera no canal 11, que suspeito seja o default de muitos Access Points (AP). De seguida temos os canais 1 e 6, que distam de 4 canais entre si.

Sabe-se que o espectro wifi só admite 3 canais separados. Ou melhor, num mesmo local apenas temos 3 canais sem que haja interferência (significativa entre eles). A ideia é que os canais sejam distribuídos num espaço de forma a que APs de canais adjacentes estejam suficientemente distantes para que não interfiram significativamente. Contudo, se quisermoes espalhar vários APs por um pequeno espaço (p.ex. um piso de gabinetes), é natural que se recorra a 3 canais o mais distantes entre si. Se muitas instalações adoptarem esse princípio, é natural que esses três canais sejam mais usados do que os restantes.

Claro que foi uma infeliz ideia permitir um standard de comunicações wireless — o 802.11b — onde os canais RF não sejam herméticos. Pelo que sei, o 802.11a já não padece desse problema.

Sem comentários: