segunda-feira, abril 02, 2007

Night & Day



Fui buscar o nome do standard de Cole Porter para dar nome a esta experiência fotográfica. Passei os olhos, ao folhear o Expresso desta semana, por um artigo sobre um fotógrafo que utilizava a seguinte ideia tipo ovo-de-colombo: fotografar a mesma cena, exactamente do mesmo ponto de vista, de dia e de noite, para depois sobrepor as imagens. Na verdade tratava-se de uma dupla exposição, na linguagem da fotografia clássica de pelicula e emulsão.

O que vemos na foto anexa é uma sobreposição digital, feita no gimp, de duas fotos, tiradas do escritório de minha casa, uma de noite, e a outra de dia. Infelizmente o meu equipamento não é muito sofisticado, e não só o zoom estava diferente de noite e de dia, como também o tripé deixou a câmara descair um bocadinho, pelo que tive que escalar e deslocar a imagem, para ajustar a sobreposição da imagens.

Para os curiosos, deixo aqui o link para o ficheiro em formato gimp — night_and_day.xcf.bz2 (4.4MB) — ainda com as duas layers, para que possam experientar outros settings de opacidade e modo de sobreposição. (fico a aguardar feedback!)

2 comentários:

MN disse...

Eh pá, nem reparei que tinhas voltado "ao activo" ;)

Já utilizei técnicas deste género, nomeadamente para salvar zonas mais claras/escuras. Dado que o Gimp só trabalha a 8 bits por canal, torna-se uma técnica necessária, se o utilizarmos. Mais recentemente, tenho usado o LightZone (gratuito para Linux), que já permite os 16 bits.

Resumindo, coloco as duas imagens em cada layer, sendo que a de topo é a mais clara. A esta adiciono uma máscara (add layer mask -> grayscale copy of layer -> invert). Faço tb um gaussian blur (20 px, por exemplo) da máscara. Et voilá.

As duas imagens que uso são as obtidas a partir do mesmo RAW, mas com valores diferentes de exposição aquando da conversão para jpg. Como já mencionei, no LightZone não preciso de o fazer, já que os 16bits por canal "aguentam" toda a informação do RAW...

MN disse...

Bom, neste caso, a minha "técnica" não traz grandes novidades; temos o mesmo nível de luz (quer de dia quer de noite), logo apenas consigo misturar um pouco as cores...