quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Comparativo iPod nano vs. Creative Zen

  ×  

A ideia da minha cara-metade era oferecer-me um iPod pelo Natal. Contudo, encontrar um iPod à venda em Portugal não é tarefa facil, pelo que combinamos que levariamos a alternativa que nos pareceu mais próxima: um Creative Zen MicroPhoto (8GB).

Felizmente que a FNAC permite a devolução de equipamento, caso o cliente não esteja satisfeito. A minha experiência com o Zen levou-me a considerar essa hipótese, e após falar com alguns amigos que usam iPod, acabei por devolver o Zen.

Foi ainda uma espera prolongada, de alguns meses, até que conseguisse ter o iPod nano na mão. Tinha reservado na FNAC do Colombo e no El Corte Inglês, e nada. Tentei reservar na FNAC de Almada, mas eles disseram que nem sequer aceitavam reservas. Por um mero impulso resolvi reservar numa pequena loja Singer, na Av. João XXI, que em poucas semanas me arranjou um. Como nestas pequenas lojas há menos procura, deve ser mais facil ter acesso a este equipamento, em comparaçáo com as eventuais gigantescas listas de reservas das FNACs e similares.

O que me levou a devolver o Zen foram o somatório de alguns glitches que com a utilização deste me fui apercebendo. Primeiro, os phones são pouco cómodos, parecem enormes, e caiem muito facilmente. Depois, por vezes crashava. Pareceu-me que coincidia com pequenas pancadas no aparelho, mas não fiquei com a certeza disso. A ideia de um disco rígido lá dentro, sensível a pequenos toques, assustou-me um bocado. Um aparelho destes, de trazer nos bolsos, de atirar para o sofá, quere-se robusto! Finalmente, e isso foi a gota de água, uma música codificada a 256kbps (um extenso mix dos Jazzanova, downloadable a quem comprou o Remixes 2002-2005) apresentava lá para o meio, sempre no mesmo sítio uns drops. Note-se que as specs do Zen dizem que a taxa máxima é para lá dos 320kbps. Acresce que não é possível ver fotos e ouvir música ao mesmo tempo, tal como não há qualquer suporte para Linux, nem sequer o disco do Zen é acessível a partir de Linux!

O iPod nano (4GB) que comprei, aproximadamente pelo mesmo preço do que o Zen, tem sido uma experiência bastante agradável. Os phones são bem mais confortáveis, ainda não ouvi qualquer drop nas músicas, pode-se ver fotos e ouvir música ao mesmo tempo (tal como jogar uns joginhos que aquilo tem), é incrivelmente pequeno, e é robusto a choques. Notei ainda uma interface mais agradável do que o Zen. E sobretudo, a roda e os botões são claramente superiores ao touchpad único do Zen. É uma boa ideia o iPod distinguir fisicamente o clicar nos botões do arrastar do dedo ao longo da "roda" com significados diferentes. Esta "roda" funciona muito bem mesmo. O Zen tem um touchpad, onde se podia tocar para activar botões, ou arrastar o dedo naquela área vertical. Ao transformar toda a interacção a um touchpad torna a coisa menos usável do que a abordagem mista do iPod (touchpad na roda, e 5 microswitches reais). Outra coisa boa no iPod é o botão de hold, que me parece significativamente mais robusto do que o do Zen (parecia que se ia desintegrar a qualquer momento...)

Contudo, não há bela sem senão, e neste caso, para além dos tradicionais elevados preços dos equipamentos Apple (onde os designers são bem pagos), há certas features de que sinto falta no iPod: o Zen dava para colocar um wallpaper, o que permitia personalizar o aspecto da GUI (e por acaso gostava bastante do wallpaper que estava a usar: a capa de uma das compilações Erotic Lounge); o Zen dava para colocar várias bookmarks em músicas, o que para mixes extensos dá jeito, para poder saltar para segmentos específicos do mix; o iPod apenas suporta guardar a posição currente da música mas apenas em ficheiros mp4!

A bateria de lítio que equipa o Zen é facilmente substituível (o Zen tem uma tampinha que ao remover-se dá acesso à bateria, como com os vulgares telemóveis), o iPod nem sequer aparenta forma de se conseguir abrir (sem estragar). Este facto é particularmente grave dado que as baterias de lítio têm uma duração de vida relativamente reduzida, para além de requererem cuidados especiais. Contudo, há uma página no site da Apple com informação relevante sobre este tipo de baterias.

Finalmente, o iPod permite algumas possibilidades interessantes em aberto, tais como a possibildiade de instalar o Podzilla, uma versão do Linux para iPod. E abrindo o iPod ao mundo open source, estamos a multiplicar por várias ordens de grandeza as potencialidades de um aparelho que, em caso contrário, estaria limitado ao (des)interesse da Apple, conforme lhe apercesse, ora apostar em adicionar mais features a modelos antigos, ora a os esquecer e fazer novos modelos. É por estas e por outras que serei sempre adepto do Open Source!

ADENDA: Esqueci-me de mencionar dois extras que o Zen tem e o iPod não. O Zen inclui um receptor de rádio FM e um microfone. O iPod não inclui estas duas features de base, contudo uma grande variedade de acessórios podem ser encontrados, por exemplo aqui. Da experiência que tive com o Zen, apesar de breve, nunca usei o microfone, e a fraca sensibilidade do rádio não me permitia ouvir muita coisa (por exemplo, era virtualmente impossível conseguir ouvir a rádio oxigénio em Lisboa).

(1ª revisão em 8/2/2006)
(2ª revisão em 12/2/2006)

5 comentários:

MN disse...

Bom artigo. Eu próprio andei em tempos a pensar numa coisa destas (se bem que acabei por desistir) e esta era uma das minhas dúvidas (ipod vs zen).

Anónimo disse...

Boas companheiro,
tal como o amigo anterior, gostaria de te felicitar pelo artigo!
Tambem ando no mesmo dilema...
Mas acho que acabaste de o resolver.
Ipod nano!
thank you,
Alex

Anónimo disse...

Bom Artigo.

Abraço

Anónimo disse...

tenho um zen... apesar de ser muito sensivel e por vezes ser complicado utilizar o botões (ja que 1 botao tem tres funções ao mesmo tempo) nao o trocava por um ipod. o microfone tem muito boa qualidade! ideal para gravar aulas...
parabéns pelo artigo!
abraço

Anónimo disse...

Muito Bom artigo, em relação ao zen devo dizer que tive bastantes problemas com ele, fraca durabilidade e firmware mt mau. O meu "encravou" umas 6 vezes durante 1 ano tendo ido sempre para reparar(1 mes de espera) e mesmo quando me deram 1 novo o mesmo problema se sucedia, crashava e ficava parado no rebuilding library sem arrancar até ao dia que me devolveram o $$ e fui comprar 1 nano. Não é fraco apenas a nivel de firmware mas também a sua composição fisica deixa mt a desejar.