domingo, dezembro 18, 2005

Jazzanova: o evento

   

Casa cheia no Clube Mercado para ver e ouvir Jürgen von Knoblauch dos Jazzanova, num DJ set que durou até às 5 e meia da manhã. Não dei pelo tempo passar; o DJ set foi *fabuloso*. Tivemos ainda direito a três encores: de cada vez que acabava um set, os resistentes a essa hora do fim manifestavam-se ruidosamente, e lá ia o Jürgen pescar mais um disco de vinil ao caixote.

É a terceira vez que o(s) vejo a actuar. A primeira foi num hype@meco há uma data de anos, em que me lembro que estavam pelo menos dois elementos dos Jazzanova (um deles era seguramente o Alex Barck). A segunda foi no Club Lua, este ano, com apenas o Jürgen . Uma das coisas mais impressionantes, que reparei nestas duas últimas vezes, foi as transições entre as músicas. Por mais que me esforce a ver atentamente o que ele faz na mesa de mistura, não consigo perceber onde duas faixas consecutivas se sobreepoem, quando começa uma e quando acaba a outra (excepto em rarissimas excepções onde não há intenção de manter a continuidade).

Saí do bar (e passei grande parte do Domingo assim) com um remix de uma música dos anos 80 de Herbie Hancock: Magic Number, do album homonimo de 1981. Não resisti em procurar na net pelo dito album, e já que não encontrei o remix, fiz eu mesmo um! O que se passa é que há um ostinato de piano no início do minuto 4 extremamente catchy. O problema é que no tema original de Hancock a coisa não chega a durar 40 segundos. O remix que fiz centra-se em repetir o ostinato em loop, adicionando uns outros loops como intro e bridge, e o excelente solo de Rhodes. Infelizmente o Cubase recusou-se a exportar o projecto para audio, pelo que quando o conseguir, irei coloca-lo na minha homepage.

Adiado para um próximo post fica também um autógrafo que conseguiu do Jürgen! :)

Sem comentários: