segunda-feira, janeiro 30, 2006

Metamorfose III

(as duas metamorfoses anteriores podem ser encontradas neste post)

Um dos aspectos mais excitantes da música que actualmente se faz é o recuperar de sonoridades do Jazz, mais ou menos classicista, e introduzi-lo em loops, batidas, e outras manipulações electrónicas. Inclusive, a abertura dos arquivos da Verve tem proporcionado várias colectâneas de remixes de classicos do jazz, nos três volumes Verve Remixed.

Contudo, e desta forma chegamos ao cerne deste post, há casos em que o fluxo criativo circula em sentido contrário, ou seja, um tema com origem na música mais electrónica, é interpretada por uma formação de Jazz acústico.

Neste caso é o tema Eclipse dos Kyoto Jazz Massive [amostra em mp3] interpretada pelos Sleepwalker [amostra em mp3], onde curiosamente o pianista (o fabuloso Hajime Yoshizawa) tem participado em produções dos próprios Kyoto Jazz Massive, tal como dos Jazzanova entre outros.

É o conceito Unplugged aplicado à música electrónica.

Mas pelo menos para mim, considero a versão acústica mais musicalmente "electrizante" do que a versão original electrónica...

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Rescaldo

Houve poucas surpresas na noite eleitoral. Cavaco ganhou à primeira volta por uma unha negra, como já tinha previsto. Alegre teve resultado superior ao esperado, como também tinha previsto.

Do que eu não estava à espera foi: Cavaco com menos de 6 décimas acima dos 50%; Soares a não chegar aos 15% (Jerónimo conseguiu mais de metade do que os votos de Soares); Socrates a sobrepor-se à declaração de Alegre (foi o caso da noite).

A destrambelhada da Ana Gomes lá veio pedir a cabeça de Alegre, mas felizmente que Socrates teve o bom senso de arrefecer os animos, apesar do seu conhecido odio de estimação por Alegre.

Sócrates já declarou que foi "sem querer" que se começou a falar no meio da declaração de Alegre. Eu até acredito nele. O problema é que decerto alguém do staff de Socrates sabia que Alegre estava a falar, e decidiu não avisar Socrates. São estes "decisores" que não se conhecem, que não se elegem, que não se sabe bem como chegam às posições que chegam, que representam um verdadeiro perigo para a nossa democracia.

sábado, janeiro 21, 2006

Previsões para as Presidenciais 2006

Irritam-me aqueles comentadores que, ao comentar a noite eleitoral, dizem que como "era previsivel", aconteceu isto e aquilo. Ora bolas, depois de ter acontecido, tudo é mais ou menos previsivel.

Por isso irei escrever aqui, hoje véspera das eleições, as minhas previsões para o dia de amanhã:

(1) Cavaco irá ganhar à primeira volta, mas com uma margem mínima. Só lá para o final da noite eleitoral (12h-1h) se saberá com segurança isto;

(2) Alegre ficará à frente de Soares por uma margem superior à do que se estava à espera. Alegre fazer-se-á de vítima, dizendo que se não fosse a falta de apoio do partido, teria conseguido forçar uma segunda volta, pelo que a culpa última da victória de Cavaco é de Socrates (ele falará no Socrates, directa ou indirectamente);

(3) Soares irá fazer o seu discurso de victória-virtual, pois a sua candidatura não pretendia na realidade ganhar (dirá ele), mas sim gerar discussão, e impedir que Cavaco ganhasse como "um passeio na Avenida da Liberdade" se tratasse (aspas são palavras do próprio Soares, quando decidiu candidatar-se). Soares irá reclamar para si, como sempre, o lugar de Pai da democracia Portuguesa;

(4) Jerónimo ficará à frente de Louçã, e irá deitar a responsabilidade da victória da "direita" nas costas do PS;

(5) Louçã irá anunciar um grande resultado, comparando-o com um outro resultado qualquer do BE, á velha maneira propagandista de extrema-esquerda.

Amanhã veremos o que acontece. Depois prometo "postar" um comentário comparando as estas previsões com o que realmente aconteceu.

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Gilles Peterson



Tenho estado a sacar frenéticamente shows de radio Soulsearching deste site. Foi durante a audição de um deles que ouvi referência ao programa de rádio que Gilles Peterson mantém na radio 1 da BBC. Pelo que ouvi da edição de 8 de Janeiro, estou *maravilhado*. Caso para dizer, abusando de um cliché, que isto é como as cerejas: vêm aos pares!

terça-feira, janeiro 10, 2006

Still Soul Searching...



Mais uma edição do programa de rádio da CompostSoul Searching de Michael Rüetten —, já referido num post anterior, está disponível neste site em MP3 de boa qualidade. Tem a participação de um mix de Ian Simmonds, e termina com uma suite do último album de Kate Bush (Aerial).

UPDATE: Arquivos de programas anteriores podem ser encontrados nesta pagina!

domingo, janeiro 01, 2006

Coisas várias



(1) Antes de mais, um * Bom Ano Novo * a quem visite este blog!



(2) Durante um DJ set do Jürgen no Clube Mercado dos Jazzanova ouvi um remix fantásico do tema Magic Number de Herbie Hancock (já referido num post anterior). Após algumas buscas, encontrei aqui o dito remix ("Disco Magic" de Secret Wisdom), num vinil de 12" (clip em mp3).

   

(3) Encontrei neste site um DJ set do Jürgen, sendo possivel descarrega-lo (formato RealAudio). Só é pena estar poluido com a voz de um animador qualquer... O set começa logo com um interessante remix de um clássico de Jazz ("Just a little lovin'" de Barry Mann e Cynthia Weil). Após algumas buscas, lá encontrei o remix no site da editora Sonar Kollectiv (clip em mp3).