quarta-feira, março 15, 2006

Barreira psicológica

A TSF noticia hoje que Euronext Lisboa supera barreira psicológica dos 10 mil pontos. Isto parece absurdo mas não é. Incrivel como na bolsa se tomam decisões com base se indices são redondos ou não. Por isso é uma barreira: há quem venda quando o indice se aproxima dos 10000. E é psicológica porque nada tem a ver com ciência. (quanto muito numerologia).

Para os pessimistas, isto significa que devem vender tudo já, para eventualmente ver o indice continuar a subir, ficarem frustrados e ainda mais pessimistas.

Para os optimistas, isto significa que devem comprar, para eventualmente verem o indice vir por aí abaixo; ficarão anos à espera que o indice volte a atingir estes níveis; entretanto desistem e deixam de seguir as cotações... pelo menos até voltarem a máximos historicos, ficando ainda mais optimistas pois "desta é que é", mas aí será, mais uma vez, too late.

Acresce que há pessimistas que se tornam optimistas, porque aprendem a lição que não se deviam precipitar a vender; e há optimistas que se tornam pessimistas, porque apendem a lição que não se deviam precipitar a comprar.

Somado tudo, o que está errado é não só a precipitação, mas sobretudo o olhar para as cotações, como diria Benjamin Graham . Mais uma vez remeto-vos para um par de posts que escrevi sobre o jogar/investir na bolsa há já algum tempo: aqui e aqui.

3 comentários:

MN disse...

também tenho estado atento a este fenómeno. Têm sido uns dias agitados, por via das várias OPAs; penso que reflecte uma certa melhoria na confiança dos empresários...

Os teus posts estão muito interessantes. Fiquei curioso sobre esse livro, vai para a wish list...

NAM disse...

"E é psicológica porque nada tem a ver com ciência

" DESCULPA??

Lamento informar-te mas a Psicologia é uma ciência. E como tal exacta.

yoda disse...

Em primeiro lugar, não percebeste o que eu escrevi: o que não tem nada a ver com ciência é o comportamento do indice, e não a psicologia. Em segundo lugar, a psicologia é uma ciência, mas não é uma ciência exacta, ao contrário de por exemplo a Matemática.